Conheça as modalidades de Garantia Locatícia

Para a realização de qualquer aluguel é necessário a apresentação da modalidade de garantia locatícia que será usada, essas modalidades são apresentadas na Lei nº 8.245/91

Apesar da existência da possibilidade da realização da locação sem uso de nenhuma garantia, essa opção é pouco utilizada pelo seu alto risco de inadimplência.O locador precisa ter algum tipo de segurança caso a não realização dos devidos pagamentos e de possíveis danos ao imóvel.

Dito isso, vamos as modalidades existentes de garantias para alugar um imóvel:

1 – Fiador

Esta é a modalidade mais utilizada, onde o locatário precisa apresentar uma terceira pessoa que assumirá as despesas e demais encargos em caso de inadimplência por parte do locatário.

Nesta modalidade o fiador precisa apresentar alguns requisitos como comprovação de renda três vezes maior que o possível débito, nome limpo e um imóvel próprio na cidade de locação. O contrato dura 30 meses e após seu término é renovado automaticamente. 

Com essas exigências e o alto risco imposto, poucas pessoas aceitam o papel de fiador, tornando essa modalidade mais difícil para muitos locatários.

2 – Caução

Na modalidade caução o locatário deve apresentar uma garantia que será vinculada ao contrato, tal garantia pode ser um depósito em dinheiro, um bem móvel com uma automóvel ou eletrodoméstico, um bem imóvel, com uma residência ou ainda um título ou uma ação.

Caso se escolha realizar o depósito em dinheiro, a quantia deverá ser de até três meses o valor do aluguel no início do contrato.

Após o encerramento do contrato, onde o locatário realizou todos os pagamentos corretamente e não causou danos ao imóvel, ele receberá o valor de volta com as devidas correções.

A desvantagem dessa modalidade é que o valor de três aluguéis pode ser pesada para a maioria das pessoas.

3 – Título de Capitalização

Sendo uma modalidade pouco utilizada,os títulos de capitalização são garantias onde o locatário fará um investimento em uma instituição financeira autorizada, realizando mensalmente o pagamento de uma taxa, este valor ficará emprestado ao banco sem a possibilidade do locatário mexer. Em caso de inadimplência o locador poderá solicitar o valor suficiente para a quitação da dívida, sem necessidade de uma ação de despejo

Após a finalização do contrato,o locador poderá retirar o valor com os devidos rendimentos.

4 – Seguro Fiança

No Seguro Fiança o locatário, por meio da imobiliária,  contrata uma instituição seguradora  que ficará responsável pelo pagamento do aluguel e dos demais encargos em caso de inadimplência.

A instituição financeira fará uma análise de crédito do locatário, e baseado nisso fornecerá o valor referente a garantia que deverá ser paga pelo locatário.

Essa apólice tem validade de um ano, com necessidade de renovação após esse período, caso contrário o locador ficará sem a devida garantia.

Esta modalidade oferece vantagens para o locador e o locatário, pois o locador terá a segurança do recebimento do valor do aluguel, entre outras seguranças como danos ao imóvel e assistência jurídica. Já para o locatário, o serviço é simplificado e barato em relação às outras modalidades, pois corta a burocracia de fiador e caução e tem valores menores que um título de capitalização.

4.1 Locação com Cartão de Crédito

Dentro do Seguro Fiança ainda é possível realizar a locação com o cartão de crédito, essa modalidade é realizada pela Locarmais e apresenta diversas vantagens para a imobiliária e para o inquilino, uma vez que a garantia é dada através do limite no cartão de crédito do cliente e da análise de crédito, tornando o processo mais ágil e fácil.

Agora que você conhece as modalidades de garantia locatícia, faça uma avaliação consciente de qual  se aplica melhor a sua realidade.

1 CommentClose Comments

Leave a comment

Quer receber
conteúdos
exclusivos?

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas novidades.

Quer receber
conteúdos

exclusivos?

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas novidades.

Locarmais @ 2021 Todos os direitos reservados